Jovens se juntam ao movimento pela UFSM

Estudantes foram convocados e já sabem que tarefa cumprir

Vereadora Mariana Carlos anima os estudantes no seminário da 24ª CREVereadora Mariana Carlos anima os estudantes no seminário da 24ª CRE

Representantes de toda a rede de ensino de Cachoeira do Sul participaram ontem do seminário sobre movimento estudantil da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, dando inicio à participação dos jovens na mobilização da cidade pelo campus da UFSM para Cachoeira. O evento foi coordenado pela vereadora Mariana Carlos, pela Associação Municipal dos Estudantes e pela União Estadual dos Estudantes.

Os jovens decidiram coletar assinaturas pró-UFSM e promover uma audiência pública para trazer mais gente para o movimento. Além disso, os estudantes formaram grupos de trabalho para multiplicar em suas escolas a força-tarefa estudantil que dará o grito para trazer a federal para a cidade.

IMPORTÂNCIA - Mariana destacou a importância da participação dos estudantes para o sucesso do movimento. “Se não tivermos um projeto bem organizado, que envolva toda a comunidade nesta luta, não conseguiremos realizar este sonho. Por isso, os jovens que são os maiores interessados precisam vestir a camiseta desta campanha. Queremos que vocês assumam essa responsabilidade”, destacou.

O coordenador da UEE, Henrique Porto Lusa, reforçou a ideia dizendo que “o Ministério da Educação não vai investir num polo de educação apenas porque acha Cachoeira do Sul uma cidade legal, precisamos trabalhar duro reunindo todos os esforços possíveis para conseguir demonstrar ao governo federal que o projeto vale a pena e que trará bons resultados para a cidade e para a região”.

>> IMPORTANTE
O coordenador da UEE acrescentou que existem indicativos dando conta de que nos próximos cinco anos deverão ser abertas aproximadamente 75 mil novas vagas na área de tecnologia, tendo em vista a previsão de gigantescos investimentos por fábricas chinesas que pretendem montar plantas no Brasil para a produção de equipamentos eletroeletrônicos. Daí a necessidade e o interesse do governo em investir na formação de mão-de-obra capacitada, e o projeto da UFSM para Cachoeira prevê esta capacitação com o bacharelado em Ciência e Tecnologia.

UMA PERGUNTA

O que os jovens vão fazer?

Foram criados seis grupos de trabalho, incluindo articulação política, mobilização, organização da audiência pública, recolhimento de assinaturas, comunicação e finanças. Os grupos vão se multiplicar dentro das escolas, ganhando mais participantes para auxiliar nas tarefas. A ideia é informar sobre o projeto e garantir participação na audiência pública, além de coletar o maior número possível de assinaturas para encaminhar ao governo federal.

Atenção
Os colégios que não enviaram representantes para o encontro serão procurados para que seus estudantes também participem do movimento e deem sua contribuição no projeto. A vereadora Mariana Carlos destacou que todos os grupos de trabalho serão coordenados por meninas.

Comissão pró-UFSM na Câmara
Na próxima segunda-feira, o promotor de Justiça João Ricardo Tavares ocupa a tribuna popular da Câmara de Vereadores na condição de coordenador da comissão comunitária pró-UFSM. João Ricardo deverá informar os parlamentares sobre o projeto apresentado pela universidade para Cachoeira e garantir apoio dos parlamentares para a proposta. Toda a comissão pró-UFSM deverá ocupar a Câmara na segunda.


Marcadores: | edit post
3 Responses
  1. 301vital Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  2. 301vital Says:

    Eu (Vanice), e Silvia, entre vários outros estudantes representantes de várias escolas de Cachoeira do Sul, vamos fazer o possível e o quase impossível, para que consigamos trazer essa Universidade Federal pública para cá, para que esta realize sonhos de vários jovens estudantes que desejam continuar estudando e "crescer como profissional. Mas, contamos com a ajuda de todos os que estiverem disposição e força de vontade para que unidos consigamos alcançar esse grande objetivo."



Postar um comentário